Cinco tendências para os próximos cinco anos

Segundo pesquisa da IBM, produziremos nossa própria energia, não precisaremos mais de senha, vamos ler mentes, o lixo eletrônico deixará de existir e a exclusão digital também.

 

images

 

Já imaginou abastecer a casa com a energia gerada por você? Ou então nunca mais precisar usar senhas para acessar a página do banco, o e-mail ou o computador? Ou ainda ler pensamentos? Em cinco anos isso tudo será possível, segundo estudo da IBM. A lista, intitulada “IBM Next 5 in 5”, inclui ainda dois itens que serão realidade até 2017: a exclusão digital deixará de existir e junk mail vai virar e-mail prioritário.
O estudo foi baseado nas tendências de mercado e da sociedade mundial, e ainda nas tecnologias emergentes desenvolvidas nos Laboratórios IBM do mundo inteiro, informa a companhia. “Cruzamos, diariamente, a fronteira entre ficção científica e fatos científicos. Acreditamos que estas tendências, se concretizadas, promoverão mudanças profundas na forma como nos relacionamos com o mundo, impactando os negócios e a vida em sociedade”, diz o gerente de Novas Tecnologias Aplicadas da IBM Brasil, Cezar Taurion.


Veja abaixo mais sobre as cinco tendências:

1. Você poderá abastecer sua casa com a energia que você mesmo gerou

Avanços na tecnologia para geração de energia renovável permitirão que indivíduos coletem energia cinética, que no momento é perdida, e a utilizem para ajudar a abastecer casas, locais de trabalho e cidades.
Será possível, por exemplo, conectar pequenos dispositivos aos aros das rodas da bicicleta, recarregando baterias à medida que você pedala, afirma a IBM. Cientistas da IBM na Irlanda, por exemplo, estão procurando formas de entender e minimizar o impacto ambiental de converter a energia das ondas do oceano em eletricidade.

2. Você nunca mais precisará de uma senha
Esqueça as dezenas de senhas que você tem de decorar para acessar o e-mail, a conta do banco e outros serviços. Em cinco anos, você poderá ser capaz de retirar dinheiro com segurança de um caixa automático simplesmente dizendo seu nome ou olhando para um pequeno sensor que reconhece os padrões singulares da retina do olho.
Conhecidos como sistemas de múltiplos fatores biométricos, essas soluções inteligentes serão capazes de agregar as informações em tempo real para garantir que sempre que alguém tente acessar os dados, essa pessoa tenha o perfil biométrico específico e autêntico.

3. Ler pensamentos não será mais ficção científica
Cientistas da IBM estão pesquisando formas de interligar o cérebro de uma pessoa a dispositivos, como um computador ou smartphone. Bastará que a pessoa pense em fazer uma chamada telefônica para que ela ocorra. Também será possível controlar o cursor em uma tela de computador simplesmente pensando para onde se quer movê-lo.
Em cinco anos, diz a IBM, será possível ver as primeiras aplicações dessa tecnologia no setor de jogos e entretenimento. Médicos poderão usar a tecnologia para auxiliar pacientes em reabilitação de AVCs.

4. Exclusão digital deixará de existir
Tecnologia móvel vai reduzir a diferença entre os que têm e que não têm acesso à informação. De acordo com a IBM, existem 7 bilhões de pessoas vivendo no mundo hoje. Em cinco anos, 5,6 bilhões de telefones móveis serão vendidos, o que significa que 80% da atual população global terá um dispositivo móvel.
Uma quantidade crescente de comunidades será capaz de usar tecnologia móvel para oferecer acesso a informações essenciais e atender melhor às pessoas, com novas soluções e modelos de negócio, como comércio móvel e atendimento remoto à saúde.

5. Junk mail vai virar e-mail prioritário
Como isso será possível? Porque em cinco anos, a propaganda não solicitada poderá ser tão personalizada que chamará a atenção das pessoas e não serão mais motivo de incômodo.
Imagine se as entradas para um show de sua banda favorita fossem reservadas para você no momento em que elas ficassem disponíveis e para aquele dia na semana que está livre na sua agenda? Por meio de alertas diretos, será possível, por exemplo, comprar os ingressos instantaneamente a partir de dispositivos móveis.

By: CIO


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Cinco tendências para os próximos cinco anos"

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails