"Le Lac de Come"

O título é de uma música feita para homenagear o Lago Como na Itália. Ela é linda e me remete a boas lembranças da escola em colégio de freiras. Bons tempos. Mas para não ficar meio no ar o nome dela, eis algumas informações sobre o tal lago. Quem conhece diz que ele faz jus à música e vice-versa.

 

Comomeer0001

 

O Lago de Como (em italiano Lago di Como) é um lago de origem glacial na Lombardia, Itália. Com uma área de 146 km², é o terceiro maior lago da Itália, depois do Lago de Garda e do Lago Maggiore. Com uma profundidade máxima de 410 metros é um dos mais profundos lagos da Europa.

Desde os tempos romanos o Lago de Como é conhecido como Lario, nome que deriva do latim Larius Lacus. Hoje em dia o termo mais empregado é Lago de Como, referindo-se à cidade mais populosa Como situada a sudoeste do lago.

O lago localiza-se entre os Alpes e o vale do rio Pó, perto da divisa com a Suíça e tem um formato muito particular de um "Y" invertido. A cidade situada na parte mais setentrional do lago é Colico. As cidades de Como e Lecco situam-se nas partes sudoeste e sudeste respectivamente. As pequenas cidades de Bellagio, Menaggio e Varenna estão situadas na intersecção dos três ramos do lago e podem ser fácilmente acessados através de barcos e balsas.

798px-LagoComoMemorial

Lago de Como visto da cidade de Como

800px-Lecco_e_il_suo_lago

Lecco e Lago de Como - Vista do Monte Barro

O Lago de Como é circundado por montanhas altas ácima de 2.000 m de altura e por serras baixas bastante arborizadas. As cidades maiores concentram-se nos vales mais largos de clima ameno e nas planícies ao redor do lago.

A Ilha Comacina é a única ilha do lago, localizada no braço sudoeste do lago, próxima da comuna de Ossuccio.

 

 

Autoria da música é um mistério até hoje. Sabe-se que o autor viveu no século 19 e o nome até agora conhecido é Giselle Galos. Porém não se sabe se trata-se de um pseudônimo usado por um homem ou por uma mulher.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

1 comentários: on ""Le Lac de Come""

Nanael Soubaim disse...

Nossa... Fazia bem uns vinte anos que não ouvia essa música.

Postar um comentário

Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.

Related Posts with Thumbnails