No dia 25 de março foi publicada no Diário Oficial da União a resolução que trata dos novos limites de dosagens para uso de dois dos mais conhecidos adoçantes artificiais utilizados no Brasil: a sacarina e o ciclamato. Além disso, foram aprovadas para o consumo três novas substâncias com poder adoçante muito superior ao açúcar em relação aos adoçantes até então conhecidos como é o caso da taumatina, que adoça 1300 a 3500 vezes mais que o açúcar cristal e refinado.
Quem nunca viu uma pessoa num restaurante comendo um prato super calórico mas, acopanhado de um refrigerante diet ou light? E o cafezinho, então? Come-se tudo, em quantidades exageradas mas, o cafezinho... ah, esse tem que ser com adoçante. Como se o adoçante fosse livrá-lo do pecado.
Sempre brinco com meus amigos que adoçante é coisa de gordo e pergunto:
- você já viu magro usando ou comprando adoçante?
Pois é, com o uso dos produtos light e diet a coisa desgringolou de vez. Vejo aí uma das causas do aumento da obesidade nos últimos tempos. Essa pode ser a opinão também de alguns endocrinologistas que dizem que: o uso indiscriminado de adoçantes parece estar dando o aval para que as pessoas consumam mais alimentos e com eles, muito mais calorias.
O coitado do açúcar, que nos dá energia, é o vilão. Come-se chocolate diet como se ele estivesse livre de 'engordantes'. O chocolate diet não contém açúcar mas é mais calórico pois, tem mais gordura. Isso é fato comprovado.
Dá então, para perceber que o vilão da obesidade e das dietas não é o açúcar em si, mas o consumo excessivo de produtos calóricos. Prova disso é a grande epidemia de obesidade e diabetes no mundo, com as pessoas usando adoçantes como nunca.
Sempre digo e repito: procurar entender um pouco mais sobre os alimentos que consumimos, para que possamos usufruir das possibilidades alimentares que dispomos hoje, como, por exemplo, o grande avanço que foi a descoberta dos adoçantes para os diabéticos, por exemplo, é fudamental. Nada de ir atrás de modismos.
E para ficar por dentro, mais um pouquinho, que tal uma esclarecdia do que viria a ser a tal Taumatina?
1) O que é Taumatina?
A Taumatina é um adoçante 100% natural, extraído de uma fruta originária do Oeste Africano. Essa fruta, de nome científico Thaumatococcus Daniellii, também é conhecida como Katemfe ou “fruta milagrosa”. A fruta Katemfe foi documentada pela primeira vez em 1855, pelo cientista W. F. Daniell, no Pharmaceutical Journal, onde descreveu a fruta vermelha triangular e seu uso como poderoso adoçante e realçador de sabor e aroma em alimentos e bebidas locais.
Naturalmente contida nessa fruta, a taumatina é uma proteína de qualidades únicas! Apresenta sabor doce em média 2.500 vezes maior que do próprio açúcar (sacarose), além de mascarar o sabor amargo e metálico de inúmeras substâncias, incluindo o de adoçantes artificiais.
O processo de extração da Taumatina é realizado no Reino Unido, através de metodologia de alta tecnologia que preserva totalmente suas características naturais.
2) Taumatina é segura para a saúde?
A taumatina, pela sua seqüência normal de aminoácidos e por ser uma proteína 100% natural, é metabolizada/digerida pelo corpo humano e pelos animais da mesma forma que qualquer outra proteína natural. Essa é uma das razões pelas quais a taumatina é considerada por autoridades regulatórias em todo o mundo como uma substância segura e natural.
Diversos estudos científicos e toxicológicos demonstram a inocuidade da taumatina à saúde do homem.
Devido a esses fatos, a taumatina é aprovada como FEMA GRAS (Generally Recognized As Safe ou, traduzindo para o Português, “Reconhecido Como Seguro de Maneira Geral”) nos Estados Unidos e também é aprovada na Europa, Canadá, Japão e outros países.
3) Vantagens da Taumatina
Adoçante 100% natural!
Totalmente seguro para a saúde!
Sem restrições de uso, podendo ser utilizado por todos, incluindo os diabéticos e fenilcetonúricos!
Permite eliminar o açúcar e reduzir calorias sem sacrificar o sabor!
Mas, como tudo que é novidade tem o hábito de parecer sempre as mil maravilhas, CUIDADO!!! Informe-se mais sobre a substância, mesmo que para isso tenha que consultar algum profissional da área.
Saúde!
Fonte: Doce Sem Açúcar; Citen; Wikipedia; Millksci.unizar.es.
Artigo igualmente publicado no My Blog Health.
0 comentários: on "Você sabe o que é Taumatina?"
Postar um comentário
Oiêee!
Obrigada por visitar meu blog. Volte sempre.